Descrição Modalidades  Builders Extra EI 2018

 

O Builders Extra é um conjunto de atividades extracurriculares para os alunos ficarem três horas a mais na escola, de um a cinco dias por semana. O objetivo é que passem momentos agradáveis, brinquem, se socializem e aprendam, acompanhados por profissionais terceirizados ou monitores da Builders. Fazem parte da programação:

Brincar e Aprender brincando (1 a 2 anos)

Toda as crianças precisam de tempo para brincar, pois é dessa forma que aprendem! Sozinhas ou com ajuda da equipe, com propostas dirigidas ou livres, o aprendizado acontece enquanto se divertem. Quem não gosta de montar quebra-cabeças, jogar, amassar massinha, fazer montagens com sucata, construir com blocos, ouvir histórias, jogar conversa fora, correr no parque, fazer e receber massagem?

Fazendo Arte (1 a 2 anos)

Aqui acontecem as produções mais lindas! As crianças têm acesso a uma enorme diversidade de materiais e técnicas, criam sem parar, usando sua curiosidade e espontaneidade. O  produto final  é um maravilhoso portfólio de dar inveja a qualquer galeria de arte!

 

Faz de conta (1 a 2 anos)

 

Todo mundo gosta de dar asas à imaginação… e criança aprende a lidar com as emoções assim, brincando de faz de conta, vivenciando papéis, e abusando do jogo simbólico. Panos, fantasias, caixas, objetos reais, teatro de fantoches, tudo vale para a dramatização. Ao interpretar personagens e experimentar papéis, as crianças recriam a realidade e crescem!

 

Brincadeiras do tempo da vovó (1 a 5 anos)

Todo adulto lembra como é brincar de pega-pega, corre cutia, amarelinha, dança da cadeira, estátua, morto vivo etc. Nesse espaço a gente resgata essas vivências e proporciona aos alunos a simplicidade do brincar.

 

Musicalização (1 a 5 anos)

Música traz alegria e bem-estar e ainda ajuda no desenvolvimento neurológico, afetivo e motor da criança. Nas aulas, de cunho lúdico, exploram sons produzidos por objetos e instrumentos musicais e acompanham cantando. Brincam de estátua musical, pescaria dos sons da natureza, usam instrumentos de percussão, sopro e cordas e descobrem o maravilhoso mundo da música através da brincadeira e ritmo livre.

 

Quiet Time (1 a 5 anos)

Todo mundo precisa de tempo livre para relaxar a mente e o corpo. A proposta desse momento que chamamos  Quiet time, é de atividades relaxantes, brincadeiras, jogos, meditação e respiração. É uma proposta  cativante,  para que seu filho tenha momentos descontraídos e tranquilos na companhia de seus colegas. Pintar mandalas, desenhar, ouvir histórias, dar e receber massagem além de momentos livres no parque são alguns exemplos das atividades deliciosas que fazemos.

 

Ballet (3 a 5 anos)

O Ballet Clássico é uma manifestação artística que utiliza como linguagem o próprio corpo em toda sua extensão, como transmissor de sentimentos, movimentos e vivacidade. Nessas aulas as crianças vão desenvolver a  disciplina pessoal e mental, além da conscientização corporal, a percepção musical, a criatividade e a interpretação. E irão encantar os outros com sua graça e desenvoltura ao dançar!

 

Capoeira (3 a 5 anos)

Unindo o útil ao agradável, a capoeira mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. É bonito de ver os movimentos ágeis com os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos, tudo acompanhado por uma música contagiante. Quem pratica ganha condicionamento físico, fortalece o sistema cardiovascular e todos os grupos musculares, desenvolve força, elasticidade,  equilíbrio, ritmo e coordenação motora. Vai ficar de fora?

 

Judô (3 a 5 anos)

Tem gente que acha que o judô é uma arte marcial violenta, para meninos. Mas não! É um esporte que trabalha a formação motora, muscular, cognitiva e intelectual. Ajuda na formação do bom caráter e da personalidade. A criança se torna mais sociável, ganha segurança, autoestima positiva e autocontrole. A aprendizagem das técnicas e a tentativa de as executar aumenta a destreza e a inteligência, e com a combinação de movimentos e estratégias, o pensamento rápido se desenvolve. De quebra, o praticante fica mais paciente e aprende a respeitar o próximo – conforme vai conquistando outras faixas, quer mostrar como se faz aos que têm as faixas anteriores e assim se torna mais responsável e respeitador.

 

Iniciação Esportiva (3 a 5 anos)

 

As aulas de iniciação esportiva envolvem várias modalidades esportivas. O objetivo principal aqui é que as crianças conheçam, experimentem e testem suas capacidades. Os benefícios serão muitos, como desenvolvimento das habilidades motoras específicas de cada modalidade (chutar, arremessar, rebater, etc) e das motoras básicas (andar, correr, saltar, etc). É uma importante base para uma vida esportiva saudável!

Futsal ( 3 a 5 anos)

No país do futebol, não dá prá deixar de fora esse esporte  que desenvolve habilidades motoras gerais como locomoção, coordenação, domínio da bola, manipulação e equilíbrio. Os alunos aprendem movimentos específicos, a identificar e valorizar as regras, a se socializar e ter espírito de equipe. Tudo isso em um ambiente lúdico, seguro e muito saudável, em que participar é fundamental, dar o melhor de si é essencial e ganhar ou perder faz parte do jogo!

 

Circo (3 a 5 anos)

Os espetáculos circenses encantam civilizações há mais de 1000 anos, e nas nossas aulas não é diferente. Os alunos se divertem explorando as características expressivas e criativas das práticas circenses, e desenvolvem a comunicação corporal, flexibilidade, coordenação e concentração. Aprendem movimentos encantadores presentes nos espetáculos, como acrobacias com cordas, no solo com rodas, ponte, parada de mãos, equilíbrio de objetos e malabarismos com bolas e lenços.

Tênis (3 a 5 anos)

Tem como objetivo ensinar  e educar os alunos, de forma prazerosa, as práticas do esporte e as regras do jogo. Através da manipulação de materiais eles aprendem as habilidades motoras específicas do tênis, além de proporcionar a socialização e a cooperação.

Maker  Kids (4 a 5 anos)

Nessa atividade, por meio da livre experimentação, as crianças usam diversos materiais recicláveis, recorte e colagem, e de forma lúdica  têm a possibilidade de produzir seus próprios objetos, experimentos, jogos e brinquedos.  A criatividade é a alma dessa oficina!

Ioga ( 3 a 5 anos)

Na sociedade atual em que as crianças estão constantemente ocupadas com a televisão, internet e todo tipo de brinquedos eletrônicos, ficou mais difícil usufruir de paz e bem-estar interior. Yoga é uma forma de educação integral que utiliza a experiência corpóreo-sensorial como suporte para o aprendizado sobre si mesmo. A prática na infância oferece inúmeros benefícios à saúde física e mental, por exemplo, a potencializar o rendimento escolar ou a autoestima, ajudando a criança a obter um senso de pertencimento ao todo.

 

Culinária ( 3 a 5 anos)

Parece brincadeira mas as aulas de culinária envolvem muita concentração e aprendizagem, ao trabalhar conceitos de matemática (grandezas e medidas) e língua portuguesa (textos de receitas e instrucionais). É uma verdadeira investigação científica: ler receitas, calcular quantidades, fazer previsões e submeter os ingredientes às transformações que o calor do forno, a fervura, a fritura ou a adição de temperos podem provocar.  Também é uma viagem através dos sentidos, despertando o aluno para uma vivência do sabor. Com receitas nutritivas e divertidas, estimulamos a autonomia do aluno, que será capaz de manipular seu próprio alimento e de criar pratos diferentes e criativos, aumentando o prazer de comer o que produziu.

E a partir do alimento e das preparações, trabalharemos, em volta da mesa, a socialização, a comunicação e a troca de vivências, discutindo questões como desperdício e reaproveitamento de alimentos, pensando sempre na formação de um ser mais humano, crítico, afetuoso e completo.

 

Troca de uniforme para as atividades

Algumas modalidades requerem um uniforme adequado à prática. Assim, nos momentos de troca, as crianças aprendem a se vestir, guardar seus pertences, cuidar e organizar o que é seu.

 

Almoço

Fornecido por empresa especializada em nutrição infantil e produzido na escola, sob supervisão de nutricionista. O cardápio é divulgado mensalmente aos pais. Há uma equipe responsável, atenta para estimular os alunos a se alimentarem bem.

 

Soneca

As crianças menores dormem por cerca de 1hora após o almoço em espaço preparado com música calma e equipe  designada para acompanhar o momento.

 

Feedback

A equipe contata os responsáveis quando há necessidade e fica à disposição para atender dúvidas dos pais. Essa  parceria entre escola e família é importante para que as expectativas sejam alinhadas e os alunos bem atendidos.