Fale Conosco: +55 11 3872-3999

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica está fundamentada no sócio construtivismo. A partir da elaboração de projetos e atiadaptacaovidades para cada âmbito do conhecimento, os professores propõem situações desafiadoras que estimulam o raciocínio, a elaboração de hipóteses e a cooperação. Os alunos participam de pesquisas em grupo, experimentação, troca de ideias, registro de descobertas e em alguns casos elaboração de um produto final. O professor é facilitador de todo esse processo, propondo atividades para a construção do conhecimento.

O conteúdo é baseado nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, documento elaborado pelo MEC, norteador do nosso trabalho durante toda a Educação Infantil, sempre com base nas expetativas para a faixa etária e nas características de cada grupo.

O Referencial divide a Educação Infantil em dois ciclos, o ciclo um, de 1 a 3 anos, e o ciclo dois, de 4 e 5 anos.
O ciclo um é marcado pela entrada na escola, pela descoberta e intensa exploração do ambiente. Já no ciclo dois os alunos passam a ter atividades mais sistematizadas, que servirão de base para que seja construída uma “postura de estudante”.

Um dos focos do trabalho é o eixo de Identidade e Autonomia, cujo principal conteúdo é o desenvolvimento dos aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais.

Visamos contribuir para que construam uma autoimagem positiva, percebendo-se na sua identidade e valorizando as possibilidades de ação e crescimento, bem como os limites pessoais e do grupo.

Além disso, é importante que, aos poucos, comecem a identificar e enfrentar situações de conflito, utilizando recursos pessoais, respeitado as outras crianças e adultos. Valorizar ações de cooperação e solidariedade também são focos na Educação Infantil.

O Conhecimento de Mundo envolve diferentes eixos, como a Matemática, Artes, Música, Movimento, Linguagem e Natureza e Sociedade.

Para trabalhar cada um deles, os professores elaboram projetos, sequências de atividades ou atividades permanentes da rotina relacionadas a um tema específico e de interesse de cada faixa etária.

Além disso, temos professores especialistas para ministrar aulas de Cultura Brasileira, Educação Física e Música.

IdeologiaO currículo da Builders está fundamentado nos Referenciais e Parâmetros Curriculares Nacionais e é trabalhado para atender as necessidades e desenvolver as potencialidades dos alunos, com um olhar individualizado e que leva em consideração a formação global da criança.

São desenvolvidas atividades que atendem aos aspectos bio-psíquico-sócio-culturais, adequadas à faixa etária, através de projetos e sequências didáticas com temas variados e interdisciplinares, proporcionando um aprendizado abrangente de forma lúdica e prazerosa. O trabalho é pautado em dois grandes âmbitos: o da Formação Pessoal e Social e o do Conhecimento de Mundo, incluindo os eixos de: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Música, Artes Visuais e Língua Inglesa.

As áreas abrangem:
• Conteúdos Conceituais, referentes à construção ativa das capacidades para operar com símbolos, ideias, imagens e representações que permitem atribuir sentido à realidade;
• Conteúdos Procedimentais, referentes ao saber fazer, relacionados à possibilidade de a criança construir instrumentos e estabelecer caminhos que lhe possibilitem a realização de suas ações;
• Conteúdos Atitudinais, referentes aos valores, normas e atitudes passíveis de serem aprendidos e planejados.

curriculoA aquisição da segunda língua ocorre naturalmente e aos poucos. A rotina escolar é toda em inglês e a exposição ao idioma acontece em situações contextualizadas e significativas.

O material de apoio (livros, CDs, DVDs, jogos, brinquedos pedagógicos e cartazes) é atraente e estimula o aprendizado, garantindo o processo de aquisição da língua de forma lúdica e tranquila.

A partir do K4 os alunos ampliam o vocabulário e nosso objetivo é que se tornem cada vez mais capazes de seguir instruções, compreender os comandos de rotina e se expressar em inglês. Damos início ao programa Internacional de Language Arts Pre K (K4) e Story Town (K5),  ambos da Houghton Mifflin. Através do amplo material didático áudio visual e planejamento detalhado de atividades contextualizadas, criam um ambiente favorável ao aprendizado sistematizado, que envolve e estimula o uso da língua.  A cada semana os alunos são expostos a temas diferentes e interligados que são trabalhados em diferentes momentos, como story time, circle time, meeting time, center time, play time, arts, dramatic play, etc.

Ensinamos também cantigas e rimas que enriquecem o vocabulário e aumentam a fluência dos pequenos. Além disso, apresentamos as diferentes datas comemorativas de países de língua inglesa, como o Saint Patrick’s Day, Halloween e Thanksgiving, sempre com um caráter lúdico e cultural, não religioso.