1.Meu filho não vai confundir as duas línguas?
Não há confusão, pois as diferentes línguas ficam armazenadas em partes distintas do cérebro. Inicialmente a criança mistura os dois códigos (code mixing) até que adquira competência na segunda língua e passe a trocar de um código para outro quando o contexto assim o requerer (code switching).
- O português do meu filho vai ficar prejudicado?
Não há prejuízo algum para a língua materna, pois morando no Brasil o tempo de exposição ao
português é muito maior do que ao inglês. De qualquer forma, a escola fica atenta e toma os devidos cuidados quanto a distúrbios de linguagem e alfabetização. - Qual a idade ideal para se aprender uma segunda língua?
Quanto menor a criança, mais rapidamente ela aprende, pois possui menor vivência da língua. Ela vem para a escola para brincar e acaba aprendendo o inglês sem esforço. É um aprendizado eficaz, pois a criança pequena possui habilidades mais generalizadas, não se importa em cometer erros e se comunica com mais desenvoltura. - E se a família não falar inglês em casa?
Não há problema. Entretanto, se os responsáveis têm conhecimento da língua, podem se comunicar com a criança sem constrangimento, ainda que a pronúncia não seja perfeita. Na escola, ela estará em contato com bons modelos de linguagem, o que garantirá o aprendizado e a pronúncia corretos. - A educação bilíngue funciona bem para crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem?
Geralmente não há obstáculos para o aprendizado de uma segunda língua. O bilinguismo é comum e grande parte da população mundial é bilíngue ou até multilíngue. Entretanto, isso não significa que no desenvolvimento da linguagem as habilidades sejam iguais nas duas línguas; nesse sentido, especialistas concordam que no aspecto cognitivo sempre uma das línguas é a dominante. Se uma criança encontra dificuldades de aprendizagem, provavelmente não é devido à educação bilíngue. Na Builders são tomados os devidos cuidados para que qualquer dificuldade de aprendizagem tenha o acompanhamento e encaminhamento a um profissional especializado.
6. A escola adota uma nacionalidade/sotaque específico?
Não, o inglês e uma língua universal, falado em várias partes do mundo. Na Builders há profissionais de diversas origens o que garante que as crianças convivam com diversos sotaques diferentes.