Abuso infantil: como prevenir

Por Cristina Zanetti*

O abuso infantil é um tema complicado e difícil de ser abordado, seja pelos tabus que o cercam, preconceito ou silêncio das vítimas que, muitas vezes, levam anos para contar a alguém sobre o ocorrido. Temas incômodos não devem ser interditados às crianças. É preciso conversar sobre morte, doença, tristeza, violência e abuso infantil. A escola, junto com as famílias, tem papel importante e não deve abrir mão dessa responsabilidade.

O objetivo do programa “Meu corpo é um tesouro”, desenvolvido na Builders com crianças de 4 a 10 anos de idade, é abrir um espaço dentro da escola para discutir o tema de uma forma bem lúdica. Histórias, desenhos e rodas de conversa são utilizados. Dessa forma, ensinamos as crianças a diferenciar um toque “OK” (de carinho) de um “NÃO OK” (erotizado) para prevenir e impedir o abuso. Elas também precisam saber nomear corretamente as partes do corpo, identificar o que é íntimo e não permitir que ninguém toque as suas partes íntimas ou, o contrário, que não toque nas partes íntimas de ninguém.

Abertura para falar e ouvir

Informadas, as crianças se sentem mais seguras e capazes de identificar o perigo. Assim, evitam situações de risco de abuso e opressão procurando ajuda de um adulto de confiança. Elas compreendem que não devem guardar esse tipo de segredo e possíveis vítimas se sentem empoderadas a falar. Romper o silêncio é uma forma ativa de lidar com o problema, impedindo que o abuso inicie ou que continue acontecendo.

O projeto também acaba incentivando pais e mães a conversar com seus filhos e filhas, e as famílias passam a ter uma escuta mais atenta. As crianças precisam saber que podem falar e que serão ouvidas em casa e na escola, sem julgamentos. Esse é um caminho importante para fortalecer ainda mais a relação de confiança das crianças com pais e professores.

Impedir os abusos na infância é tarefa de todos, por mais incômodo e difícil que seja. Vamos juntos nessa importante tarefa: prevenir e combater o abuso infantil!

Clique aqui para saber mais sobre o “Meu corpo é um tesouro”.

Conheça aqui todos os nossos programas de educação socioemocional.

*Cristina Zanetti é Orientadora Educacional da Builders Educação Bilíngue

Leave a Comment