Anas
Oi Anas, tudo bem com vocês?
Vocês sabem que ha 5 anos saimos do Brasil e fomos pra Suíça. Pedro então com 8 anos recém completados e Renato com 4. Passamos todo este tempo na Suíça, imersos na cultura local e na escola publica local.
O Pedro, recém alfabetizado em português quando saimos dai, recebeu uma mudança total com toda a continuação a partir do segundo ano em francês… e o Renato, que tinha feito o K2 e K3, acabou sendo alfabetizado em francês.
Infelizmente, não tiveram mais contato com a língua inglesa, em compensação são fluentes e francês e muito bem iniciados no alemão, creio que a experiencia na Builders contribuiu muito para o aprendizado deles nestas duas línguas, já que uma outra língua, que não era a materna, chegou de uma forma natural, graças a Builders.
Desde setembro passado, estamos morando na Cidade do Panamá (mais uma mudança total). E os meninos ingressaram em uma Kings College aqui.
Confesso que eu e o Alfredo estávamos muito preocupados com mais esta mudança na vida deles, principalmente na questão da língua, por outro lado a chance de podermos proporcionar a convivência com mais uma cultura diferente nos motivou e incentivou na hora de decidir pela mudança.
E não é que para a nossa surpresa, Pedro hoje com quase 13 anos (completa dia 26/12) já esta falando inglês? Ele lê muito bem, fala, entende e não tem medo de se arriscar. Esta sendo muito elogiado pelos professores. Vai bem no espanhol e ainda ajuda os amigos da classe iniciantes nas aulas de francês!
Maravilha! Imediatamente me veio nas lembranças tudo o que vocês me falaram, sobre o dia que o Pedo precisasse, o inglês viria, e não é que esta vindo? Ficou tudo la, armazenado na mente dele durante 5 anos!
Para o Renato, que esta com 9 anos, não esta tao fácil, pois ele ficou somente 2 anos com vocês e era muito pequeno quando chegou na Suíça, ele fala francês como uma criança suíça e realmente pensa que é suíço, e não brasileiro! rsrsrsrsrsrs
Porem, ele tem muita força de vontade de aprender e ja esta se arriscando nas primeiras frases em inglês, penso que é só uma questão de tempo. E ele esta muito bem no espanhol também, talvez pela semelhança gramatical com o português e até com o francês.
Mais uma vez a Builders se faz presente em nossas vidas e eu fico muito feliz de poder dividir isto com vocês! Só tenho a agradecer e sempre me recordar com muito carinho de tudo o que vivemos nesta escola.
Um grande abraço com muito carinho.
Monica Ciol e Alfredo Lopes – pais de Pedro e Renato Ciol Lopes
Teacher Renata,
Renata, adorei a reunião! Eu fico com a Builders, acredito que o que estão fazendo é o correto, pois têm conhecimento para isso! Eu sou uma mãe que está sempre perto da Sofia, dando apoio para ela crescer e observando o seu desenvolvimento. A autonomia que está sendo trabalhada na escola está “correndo solta” aqui em casa. E estamos adorando tudo isso!
Boa sorte no trabalho ao longo do ano e conte comigo!
Obrigada desde já!
K3 Teachers,
Adoramos o “Humpty Dumpty”. What a great idea!
O Antônio sabe toda a rima direitinho, inclusive “his accent is pretty good”.
A Querida Família Builders,
Foi com muitas saudades e com grande satisfação que li o informativo de junho de 2010 da Builders.
Tenho um enorme carinho por esta escola. Com certeza, os pais que optaram pela Builders, estão no caminho certo, buscando o melhor para os seus filhos. E para isso, vi neste informativo que a Builders prima pela alta qualidade na educação sem esquecer o lado humano, ético e de cidadania.
Meus filhos, Ricardo e Rodrigo Marcondes, receberam com muita propriedade uma ótima iniciação escolar. São crianças que aprenderam com a Builders o prazer de estar em uma escola e principalmente a importância de aprender e conhecer.
Hoje temos a nossa Rafaella, que infelizmente, pela distância, não pudemos optar pela Builders, o que sentimos muito, pois com certeza, se fosse viável, todos sem exceção, estariam vestindo a camisa da Builders.
Sucesso a toda equipe e parabéns aos pais dos alunos da Builders pela escolha acertada
Um grande abraço,