Os alunos do 6º ano do ensino fundamental estão com os dois pés no caminho da adolescência! Nessa fase as figuras dos ídolos, dos amigos e das famosas “tribos” se tornam referências para as perguntas: Quem sou eu? Quem eu quero ser?

O trabalho socioemocional da Builders se intensifica no ensino fundamental II.  As meninas podem ser boas no futebol?  O que fazer se minha amiga espalhou um segredo meu? Eu tenho que fazer trabalho  escolar com quem não gosto? Como posso agir quando pessoas fazem piadas sobre o meu corpo?  Perguntas como essas, que os alunos nos fazem no cotidiano da escola, serão respondidas através de diálogos em grupo, conversas com a psicóloga da escola, assembleias e esquetes teatrais.  

Nas palavras do pesquisador Josep Puig,  professor na Faculdade  de Pedagogia  da  Universidade de   Barcelona, “quando em muitas áreas impõem-se a superficialidade e a aparência em detrimento da vida interior e do sentido daquilo que se faz, é mais necessário do que nunca construir uma ética pessoal que reforce a individualidade como instrumento de valoração e condução”. 

Todos os métodos são usados para que cada aluno descubra seus sentimentos, saiba comunicá-los, desenvolva empatia pelos seus parceiros e escolha ações que reflitam seus valores e os valores éticos  da comunidade Builders: respeito, justiça, confiança e cooperação!

 Referência bibliográfica: ARANTES, Valéria Amorim (Org.), ARAÚJO, Ulisses F. e PUIG, Josep Maria. Educação e valores: pontos e contrapontos. Summus editorial,  2007.

Tags: No tags

Leave a Comment