Fale Conosco: +55 11 3872-3999

Adaptação

Adaptação

A entrada da criança pequena na escola é um momento muito especial.  Um mundo de possibilidades se abre: novos espaços, novas relações, novos brinquedos, aventuras, histórias e diversas atividades. No entanto, por ser tudo muito novo e desconhecido, será preciso tempo  e tranquilidade para que a criança se sinta bem.

Por isso, aqui na Builders trabalhamos da seguinte forma:

Nos dois primeiros dias, um dos responsáveis acompanha toda a rotina, durante duas horas.

Desta maneira garantimos que a criança se sentirá à vontade para explorar o espaço e ir, aos poucos, conhecendo a nossa equipe e os coleguinhas.

Nos três dias seguintes convidamos os pais a se afastar, respeitando o ritmo de cada aluno, mas incentivando-os a se soltarem um pouco mais.

Na segunda semana os alunos ficam três horas na escola e os pais se afastam mais ainda, permanecendo no espaço escolar se necessário, mas já não mais junto com os pequenos.

O tempo pode variar, pois nosso foco é que a criança fique bem, mas normalmente esse tempo é suficiente para adaptar todos os alunos.

Após alguns chorinhos iniciais, que fazem parte do processo, as crianças costumam se adaptar bem e logo estarão adorando a escola. Mas saibam que, para que esse processo transcorra de forma tranquila, a atitude positiva e confiante dos pais é fundamental.

Lembrem-se: pais são modelos – se demonstram insegurança, os filhos ficarão inseguros também e tudo será mais difícil.

Todo esse processo de adaptação é muito importante, porque na maioria dos casos a vinda para a escola representa uma primeira grande mudança na rotina familiar. A criança passa a ficar mais tempo longe de casa, num espaço diferente e com muitos desafios.

Com os pais transmitindo confiança e segurança, os vínculos e a rotina se estabelecem em pouco tempo.

A escola tem profissionais experientes, que acolhem, propõem estratégias, respondem dúvidas e transmitem confiança, ajudando os pais e alunos a se sentirem seguros de que fizeram a escolha certa.

Sigam as orientações da nossa equipe, pois este momento é muito especial!

Esse aprendizado servirá para toda a vida, por isso é tão importante.

 

Marieta Lefèvre

Coordenadora Pedagógica Educação Infantil

Pedagoga, Psicóloga e Psicopedagoga Infantil

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *