Ao começar o processo de alfabetização, as crianças já têm pleno domínio verbal sobre a língua. A comunicação é feita perfeitamente, mesmo a criança não sabendo ler e escrever. Quando o aluno estuda em um colégio bilíngue, desde muito cedo é estabelecida a comunicação no segundo idioma e, naturalmente, ele vai aprendendo e fazendo as distinções necessárias para o entendimento do português e da nova língua.
A infância é o melhor período para a aquisição de um segundo idioma. Muitos estudos e pesquisas mostram que a criança bilíngue tem:
- mais rapidez nas conexões das sinapses neurológicas (maior criatividade, melhor raciocínio lógico);
- melhor desempenho em atividades de memória e atenção, cérebro mais plástico e flexível;
- currículo expandido, possibilitando diversas escolhas no futuro escolar;
- aumento do repertório cultural e da facilidade de aprender outras línguas e mais competência na tomada de decisões.
O contato com outra língua, quando associado a técnicas pedagógicas adequadas, auxilia também os alunos na compreensão de conceitos, dedução de regras e amplia a capacidade analítica ao promover uma percepção multifacetada de valores linguísticos e culturais.
Aos interessados em oferecer uma educação bilíngue a suas crianças, é importante atenção a alguns detalhes que qualificam uma instituição de ensino como bilíngue. De acordo com a OEBi (Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo), é necessário:
- Educação Infantil: mínimo de 75% da carga horária diária em outro idioma, que não o Português.
- Ensino Fundamental I: mínimo de 1/3 da carga horária diária deve ser em outro idioma, que não o Português.
- Ensino Fundamental II e Ensino Médio: mínimo de 1/4 da carga horária diária deve ser em outro idioma, que não o Português.
Educação bilíngue na Builders
Aqui na Builders, a aquisição do inglês ocorre naturalmente e aos poucos. A exposição ao idioma acontece em situações contextualizadas e significativas. A partir dos 4 anos de idade, os alunos ampliam o vocabulário, e nosso objetivo é que se tornem cada vez mais capazes de seguir instruções e se expressar no idioma. Os livros didáticos e programas usados para o currículo em inglês são para nativos.
Crianças bilíngues navegam entre as duas línguas, criando uma “ponte” entre ambas que enriquece cada momento de aprendizagem. Projetos transversais e multidisciplinares, em um currículo que integra os dois idiomas, facilitam essa conexão e propiciam o acesso às informações, consolidando o conhecimento de forma integral.
Leave a Comment