Como escolher uma escola

Chegamos a uma época do ano em que a procura por escola para as crianças aumenta. Afinal, o término de um período está quase aí! Em poucos meses, pais e filhos vivenciarão uma nova opção educacional. E, para que essa experiência seja a melhor possível, elencamos os pontos de atenção para essa busca.

Você provavelmente vai andar bastante conhecendo instituições de ensino. Por isso, organizar-se é fundamental. Crie uma lista com todos os critérios importantes para você e sua família. Para cada visita, faça suas anotações na lista. Assim, você lembrará qual escola se destacou – para o bem ou para o mal – em determinado quesito.

E quais são os critérios?

Confira a seguir uma relação dos elementos-chave para analisar nas escolas. Tenha em mente que o grau de importância de cada um vai variar de família para família.

1 – Proposta pedagógica. Nem toda escola é adequada para todos os perfis de aluno e família. Avalie: você concorda com o modelo educacional e os valores da escola? Temas fundamentais para a cidadania, como sustentabilidade e respeito, são abordados? Há um projeto socioemocional sólido?

2 – Qualidade do ensino. Atenção à formação dos professores, diversificação do currículo, inovação nos espaços físicos e na forma como a tecnologia é inserida nas atividades em sala. Converse com outras famílias que tenham crianças matriculadas na escola para buscar referências.

3 – Ensino bilíngue. O aprendizado de línguas influencia positivamente a formação cerebral, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e o desempenho em atividades de memória e atenção. Quer saber mais sobre bilinguismo e o que deve ser analisado nas escolas? Confira aqui.

4 – Parceria escola e família. A escola estimula a participação da família na rotina escolar? Quais são as iniciativas que permitem a troca de experiências e conhecimento ? Como a escola se comunica com as famílias?

5 – Localização e segurança. A logística é importante, especialmente em grandes cidades. A escola também deve ter cuidados com a segurança dos alunos, como no horário de entrada e saída, no controle do acesso de estranhos e em processos para atendimento em casos de emergência.

6 – Ambiente acolhedor. Como você se sentiu? O atendimento foi cordial e respeitoso desde a porta de entrada? Como parece ser o relacionamento entre as pessoas? Boas escolas constroem ambientes em que as pessoas se respeitam.

7 – Espaço físico. As salas de aula precisam ser confortáveis, arejadas, com boa luminosidade e acústica adequada. Todo o ambiente deve ser organizado, garantindo o bem-estar de todos.

8 – Preço. Todos os critérios anteriores devem estar alinhados com o seu orçamento, caso a opção seja uma escola particular. Lembre-se de que, além da mensalidade, há gastos com material, atividades extras e outros.

Leave a Comment