Na Builders, os alunos são convidados a pensar em estratégias e fases para a realização de um projeto, atribuir tarefas diferentes para cada membro do grupo e lidar com o cronograma de execução! 

Os projetos interdisciplinares voltados para problemas reais são fundamentais no desenvolvimento de habilidades centrais tanto para o mercado de trabalho quanto para o desempenho acadêmico.  O aprendizado baseado em projetos fortalece as habilidades de resolução de problemas, postura investigativa, trabalho colaborativo, pensamento crítico e analítico, destaca a pesquisadora Linda Nilson1, diretora emérita da Clemson University, na Carolina do Sul (EUA).  

Essas habilidades são e serão cada vez mais demandadas em profissões e mercados em crescimento, como destacado no artigo internacional The Future of Jobs², do World Economic Forum. 

Quais são os pontos turísticos mais visitados e os menos visitados de São Paulo e por quê? Por que algumas estátuas foram derrubadas por movimentos sociais nos Estados Unidos? 

Um projeto, partindo de pontos turísticos, une história, língua portuguesa, língua inglesa e geografia e ainda leva os estudantes a criar apresentações ou vídeos que atraiam o público.

Quem sabe dessa turma não surgirão bons especialistas em turismo, inteligência artificial, gestores públicos e financeiros, detetives de dados, médicos, advogados?

Fonte:
¹ Nilson, L. B. (2010). Teaching at its best: A research-based resource for college instructors (2nd ed.).  San Francisco, CA: Jossey-Bass.

²  figura 27 na página 36

Tags: No tags

Leave a Comment